Uma obra não é um projeto único e simples.
Ela, na verdade, é composta de muitos projetos e processos menores que se complementam para garantir os melhores resultados, qualidade incomparável e seguranças. Durante a execução de obra e também no uso da edificação pronta.
Entre os muitos projetos que compõem uma obra, um dos mais importantes é o projeto estrutural. Um complemento do projeto arquitetônico que oferece uma visão detalhada de cada uma das estruturas a serem construídas para os projetos das construtoras.
Toda obra possui um projeto arquitetônico e o projeto estrutural é sua complementação. Isso significa que é no projeto estrutural que os elementos estruturais serão detalhados, seguindo e se adequando ao projeto arquitetônico e obedecendo as diretrizes ali estabelecidas.
Assim, em termos gerais, o projeto estrutural é o responsável por aprofundar e detalhar o processo e protocolos de execução de lajes, vigas, pilares e fundação que o projeto arquitetônico define como parte da obra a ser construída. É na hora de elaborar esse documento que são realizadas e apresentadas as análises sobre as estruturas.
Essas estruturas são construídas para suportar ou resistir ao peso ou carga que gera esforço na estrutura da edificação. Sejam esses esforços decorrentes de elementos da obra, como telhados, pisos superiores ou caixas d’água, entre outros.
Ou também resistência a ventos fortes, maresia e outros elementos externos. A segurança e durabilidade das estruturas, então, depende do desenvolvimento de um projeto estrutural preciso e desenvolvido por um profissional especializado. Sendo uma base, também, para redução de custos da construção e futuras manutenções.
Não é simples elaborar um projeto estrutural. É necessário considerar leis da física, geometria, conhecimentos técnicos sobre estruturas, segurança de obras e detalhes dos materiais a serem utilizados.
Por isso a necessidade de um profissional em sua elaboração.